Escolha uma Página

ALMA
Vila Maria Zélia
100 anos

O coletivo SampaGrafia lança o livro digital “Alma, Vila Maria Zélia 100 anos” no Armazém 19, em comemoração aos 100 anos da primeira vila operária de São Paulo e uma das primeiras do Brasil.

Patrimônio histórico nacional, a Vila foi inaugurada em 1917. Com o objetivo de retratá-la, o coletivo fez várias incursões ao local a partir de março de 2016 e documentou as interferências na arquitetura e o abandono dos prédios públicos, as festas locais e as apresentações culturais, sem deixar de observar a ocupação dos espaços pelos moradores mais antigos e pelas crianças. A mostra e o livro reúnem o resultado desse trabalho.

Varal da Vila

O coletivo realizou uma mostra do trabalho que vem realizando na Vila Maria Zélia, a primeira vila operária de São Paulo inaugurada em 1917. Retratos de moradores e algumas fotos do lugar foram expostas num varal, o coletivo fez várias incursões ao local desde março de 2016 e documentou desde as interferências na arquitetura ao abandono de prédios públicos, das festas locais às apresentações do Grupo XIX de Teatro, e a ocupação dos espaços pelos moradores mais antigos e pelas crianças. O varal visa agradecer e atender aos pedidos dessas pessoas de ter acesso aos retratos.

I Caminhada Fotográfica SampaGrafia

Confira as fotos da I Caminhada do coletivo SampaGrafia. Nosso ponto de encontro foi a Estação Júlio Prestes e de lá iniciamos o passeio pelo bairro Campos Elíseos, onde pudemos fotografar casarões históricos, o Museu da Energia, centros culturais, o antigo Palácio do Governo e o Santuário do Sagrado Coração de Jesus.

Clique aqui e veja as fotos dos participantes em nossa fanpage.

SÃODIVERSOS

O projeto SãoDiversos consiste em uma releitura fotográfica de músicas que têm a cidade de São Paulo como tema. Assim como os músicos se inspiraram na cidade para realizar suas obras, os fotógrafos se inspiraram nas músicas para interpretar a cidade.

músicas:
Ladeira da Memória
por Angélica Errico Gomes
São Paulo, São Paulo
por Cinthia Castro
Praça da Sé
por Fabrícia Roso
Ronda
por Priscila Felipini
Tradição
por Priscila Dagnesi
São São Paulo
por Tiago Noronha

SampaGrafia
VOLUME 1

Com projeto e curadoria do fotógrafo Armando Vernaglia Junior e da ilustradora e designer Cris Alencar, a exposição SampaGrafia Volume 1 reuniu imagens de 23 fotógrafos integrantes de um Grupo de Estudos que registrou regularmente a cidade de São Paulo, seus lugares, sua gente, seu movimento. A coletiva ocorreu em novembro de 2014, durante evento multicultural no Alkatraz Rock Bar, no tradicional bairro paulistano do Bixiga, e deu origem ao coletivo de fotógrafos SampaGrafia.